Aromaterapia na sua casa

Aromaterapia, soluções para a sua casa

A aromaterapia refere-se ao uso de determinadas substâncias como óleos perfumados, loções e inalantes que afectam o humor de um indivíduo e promovem a sua saúde. Dentro de casa, podemos fazer uso desta terapia utilizando-a durante o banho, para dar uma sensação de frescura durante todo o dia e até mesmo para nos livrarmos de insectos e baratas, dos cantos mais escondidos das nossas casas.

aromaterapia

Hoje em dia, a aromaterapia com velas perfumadas ou um saco de potpourri estão bastante em voga e são conhecidos pelos seus efeitos calmantes e estimulantes e são, também, bastante eficazes como energéticos. Deve certificar-se de que não é alérgico a qualquer uma das substâncias, antes de fazer uso delas.

 

aromaterapia na sua casa

 Soluções  de aromaterapia para a sua casa

 A aromaterapia utiliza óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas, comprimindo-os.  Eles são inalados ou misturados com água do banho de forma a afectar o estado de espírito. São, ainda, utilizados para afastar insectos, refrescar roupas e móveis.

Deixamos aqui algumas dicas e soluções fantásticas de terapêuticas aromáticas que pode usar na sua casa:

  • Os óleos essenciais são absorvidas através da pele do nosso corpo e pode curar-nos, estimulando áreas específicas do nosso cérebro, quando misturados com água de banho ou utilizado para massagar o corpo.
  • Um spray saudável que protege o seu as plantas da sua casa e do seu jardim, pode ser preparado por adição de 6 a 8 gotas da mistura em um galão de água preparada pela mistura de óleos de lavanda e tomilho. O óleo de tomilho na água, ajuda a crescer de forma saudável, os repolho e a couve-flor, e o óleo de manjericão ajuda acrescer os brócolos, batatas e tomates. O óleo de camomila para as cebolas e cenouras,  é uma bênção para a sua horta.aromaterapia na sua casa
  • Adicione 2 colheres de sopa de sabão dissolvido em 2 chávenas de água a ferver, com duas chávenas de terebintina e uma chávena de cera de abelha natural derretida e em seguida, adicione 10 gotas de óleo de madeira de cedro, cipreste ou sândalo, para fazer um acabamento óptimo para o mobiliário de madeira.
  • Para dar um cheirinho fresco à roupa, colocar um pano com duas gotas de bergamota, lavanda, óleo de madeira de cedro, e óleos de laranja doce,  na secadora quando estiver a secá-la.
  • Misturar cerca de 6 gotas de lavanda, capim-limão, citronela e óleo de hortelã, num copo de água, para preparar um spray que pode livra-lo dos mosquitos, formigas e baratas.
  • Misture óleo de citronela com óleo de madeira de cedro, alho e um pouco do refrescante de roupa acima, e coloque umas gotas na coleira do seu animal de estimação, sem diluir. Livra-se das pulgas no pêlo dos seus animais de estimação, sem os prejudicar.
  • Mistura eucalipto em conjunto com, tomilho, alecrim, chá, limão e óleos de manjerona. Para imunizar a sua família contra as constipações, fazer um spray, acrescentando seis gotas do preparado num copo de água, ou a adição de 4-9 gotas na água de um humidificador.
  • Misture óleo de limão, bergamota, lavanda, laranja doce, orégaõs e tomilho e misture  8 gotas num litro de água quente para refrescar a casa de banho. Também pode usá-lo para limpar, derramando 2 a 3 gotas da mistura diluída numa esponja húmida e limpe todas as superfícies. Adicione mais óleo na esponja, quando necessário.
  • Deitar algumas gotas de pimenta diluída e óleos de hortelã, perto da sua habitação, nas bordas do tecto, chão e  buracos, para afastar ratos e outros bichos da casa.

 aromaterapia na sua casa

Como acabou de ler, a aromaterapia tem várias aplicações que podem tornat a sua vida mais interessante, relaxada e confortável. Use a aromaterapia na sua casa e será, certamente, mais feliz aquando da decoração de interiores!


Deixe o seu comentário

Comentários (3)

  1. Pingback: Decoração de interiores Branca | Decoração de Interiores

  2. Adorei… vou esperimentar esses oleos na minha casa, obrigada.

  3. Olá, tudo bem?

    Sobre a receita para mosquitos, formigas e baratas, são 6 gotas de cada óleo essencial para 100 mL?

    Abraço e muito agradecida pela iniciativa de compartilhar conhecimento

    Tânia