Organizar despensas

Organizar a despensa da cozinha

Índice
  1. Organizar a despensa da cozinha
    1. Como organizar a despensa da cozinha

Organizar a despensa da cozinha

Uma cozinha para funcionar bem tem de estar bem organizada, assim como a sua despensa. Organizar a despensa da cozinha é uma tarefa um pouco monótona, mas fundamental para que possa encontrar tudo aquilo de que necessita sem demorar muito tempo.


Organizar a despensa da cozinha
Despensa moderna organizada

A primeira coisa de que precisa é ter o objectivo de conseguir uma despensa de fácil acesso, limpa e bem abastecida. É essencial ter uma despensa organizada, de modo a que cozinhar seja um prazer e não uma dor de cabeça. Além disso, uma despensa bem organizada diz muito sobre a pessoa que utiliza a cozinha. Organizar a despensa reflete a paixão da pessoa para cozinhar e fazer boa comida. Outra boa razão importante para organizar a despensa, é economizar tempo. Se tem um lugar para cada coisa, torna-se mais fácil encontrar esses coisas. Desta forma,  não vai perder a paciência e tempo e vai dedicar-se mais ao cozinhado. Vejas as dicas para organizar despensas e aproveite para organizar a despensa da sua cozinha moderna.


Despensa da cozinha
Despensa rústica organizada

Como organizar a despensa da cozinha

  • Em primeiro lugar, verifique todos os produtos da despensa. Livrar-se de produtos expirados e prepare uma lista de todas as substituições que precisa fazer.
  • Nos aparelhos, remova aqueles que não usa. Pode dá-los a um parente ou fazer uma venda de garagem. Repare os aparelhos que não funcionam. No caso, de não ser possível repará-los, livre-se deles.
  • Organize a despensa, fazendo categorias, como nos supermercados. A fim de organizar as prateleiras, junte artigos utilizados para os mesmos fins. Por exemplo, todos os itens para cozinhar como farinha, produtos enlatados, temperos, etc., deverão ser mantidos juntos, nas respectivas prateleiras. Os elementos menos usados devem ser colocados na parte de trás e os usados com mais frequência, devem ser colocados na frente. Algumas das categorias para agrupar produtos alimentares e utensílios, podem ser com base em culinária, panificação, armazenamento, limpeza, serviços e eliminação de resíduos. Use recipientes plásticos ou recipientes de vidro, hermeticamente fechados de vários tamanhos e formas, para armazenar os vários elementos. Pode identificá-los para facilitar as coisas para si e até mesmo para qualquer um que usa a cozinha.
  • Se não tiver espaço, pode usar prateleiras expansíveis verticais  para organizar e mantenha os elementos soltos como cebolas e batatas,  em cestos ou caixas. Produtos pesados devem ser colocados nas prateleiras mais baixas, para evitar acidentes durante o uso.
  • Pode utilizar ganchos ou barras para utilizar o espaço extra, para as toalhas de papel, guardanapos, ou equipamento de limpeza.
  • Os utensílios também precisam de ser organizados. Os que são frequentemente utilizados devem estar acessíveis, enquanto os outros podem ser guardados em armários para uso posterior.

Se seguir estas dicas para organizar despensas, decerto será mais fácil cozinhar na sua cozinha. Organizar a despensa da cozinha é fundamental para que cozinhar seja um prazer!


Ver mais ideias interessantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up