Decoração

Decoração

Índice
  1. Decoração de casas e ambientes
    1. Três “métodos” para decorar uma divisão
    2. Será que toda a casa deve seguir a mesma decoração?

Decoração de casas e ambientes

Cada vez mais existe uma preocupação com o ambiente do espaço onde vivemos. Mais do que uma decoração bonita, as pessoas procuram identificar-se com a casa onde moram, para que a mesma reflita a sua personalidade e a sua forma de viver.


Mas a ideia de começar a fazer a decoração de uma casa pode assustar alguns, especialmente, se for para começar do zero.

Afinal, como se começa a decorar uma casa ou uma simples divisão?

Três “métodos” para decorar uma divisão

Há quem diga que existem regras, há quem ache que devemos ir colocando a gosto cada peça que apreciamos. Mas a verdade, é que se procuramos harmonia na decoração temos que ter alguns cuidados ao decorar a nossa casas.

Uma das técnicas mais práticas é escolher um estilo de decoração: romântico, rústico, moderno, contemporâneo ou até mesmo vintage. Mas isso não significa que depois acabe por se restringir apenas ao estilo decorativo que escolheu – poderá misturá-los de forma harmoniosa.

Mas como atualmente “tudo é possível”, há quem opte por não se preocupar com os estilos de decoração pré-concebidos e fazer algo mais próprio e mais pessoal mas mantendo um esquema de cores fixo. Poderá para cada divisão escolher um esquema de duas ou três cores ou então optar por vários tons de uma mesma cor. Uma ideia interessante é ter sempre uma cor mais básica (o bege, o preto ou o castanho) junto com dois tons de uma cor mais viva (laranja, verde, azul e rosa, entre outras).


Por último, há quem “se apaixone” por um determinado objeto decorativo ou uma peça de mobiliário que gostaria de ver na sua casa e depois acabe por criar toda a decoração em volta dessa peça mais importante. É uma maneira fácil de começar a decoração de um espaço ou de uma casa, mas é uma decisão que deve ser sempre bem ponderada, tendo em conta também o estilo global e o esquema de cores (que não precisa ser tão rígido como no caso acima).

Decoração

Será que toda a casa deve seguir a mesma decoração?

Não obrigatoriamente. Se se decidiu por “implementar” um estilo de decoração, então é aconselhável que toda a casa siga mais ou menos a mesma linha. Mas isso não significa que cada divisão não esteja decorada com cores totalmente diferentes.

O importante é que não haja uma quebra total da decoração entre cada uma das divisões – por exemplo, uma cozinha rústica e um hall de entrada extremamente moderno, não combinarão muito bem. Mas, por outro lado, poderá conciliar ambos os estilos decorativos e conseguir uma mistura agradável. É tudo uma questão de ponderação e, claro, de "perder" algum tempo para pensar no assunto.


Ver mais ideias interessantes:

  1. jennyffer disse:

    gostaria de receber dicas por email

  2. cibele disse:

    gostaria de receber pelo correio novidades de vcs sobre decoração. Desde ja agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up