Decoração de Interiores: Iluminação natural e artificial

Iluminação artificial

Índice
  1. Aproveitar a luminosidade para decorar ambientes
    1. Exemplos da utilização de luz artificial em conjugação com a luz natural na decoração de interiores:
    2. 5 dicas para aumentar a luminosidade natural da sua casa:

Aproveitar a luminosidade para decorar ambientes

A luz natural em ambientes interiores traduz-se numa ajuda preciosa para o nosso bem-estar emocional. Por exemplo, uma casa que não disponha de luz natural em abundância durante o dia, parece-nos sombria e sem graça e não seremos capazes de obter o máximo efeito das cores e texturas escolhidas para decorarmos  os espaços interiores. Por muito bonitas que elas sejam, há sempre um senão quando são mal iluminadas. Mas há uma forma de contornar essa situação - utilizar luz artificial em conjugação com a luz natural.
Em termos de luminosidade, cada divisão da casa acaba por ser afetada pela posição em que se encontra, relativamente à orientação da luz solar (norte, sul, este ou oeste), bem como à época do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno), ao tempo (sol, chuva, neve) e às horas do dia, que determinam quão baixo o sol está no céu e se está mais ou menos encoberto.


Exemplos da utilização de luz artificial em conjugação com a luz natural na decoração de interiores:

luz interior

Luz interiores

Iluminação artificial

Enquanto que a intensidade e localização da luz artificial está inteiramente dependente das suas escolhas, relativamente à quantidade e à qualidade da luz fornecida pelo mundo natural, não há muito que você possa fazer. Mas há sempre algo que depende de si. A seguir, indicamos-lhe 5 maneiras de utilizar ao máximo a luz natural que entra nas divisões interiores da sua casa.

5 dicas para aumentar a luminosidade natural da sua casa:

  • Limpe as janelas regularmente

Uma coisa básica a fazer para aumentar a luminosidade interior das casas é limpar as janelas com alguma regularidade, quer na parte de dentro, quer por fora, para que a sujidade não reduza a luz. Se não limpar as suas janelas durante algum tempo você vai perceber a diferença que faz.


  • Utilize vidros em vez de superfícies opacas

Se você possuir uma casa com pouca luz, poderá colocar um belo vitral na sua porta de entrada. A sua privacidade continua protegida e a sua casa ficará com mais um ponto de luz. Se, por outro lado, você acha que o seu quarto tem muita luz natural e não gosta de sentir, logo pela manhã, aquele clarão do sol quente no verão, você pode reduzir isso colocando uma película nos vidros ou utilizando uma cortina ou persiana, que você poderá abrir e fechar quando quiser.

  • Evite cortar a luz das janelas

Não coloque móveis na frente das janelas. Embora gostasse de colocar a sua secretária de trabalho perto da janela para aproveitar ao máximo a luz natural, certifique-se que a colocação dos móveis não bloqueia muita luz para o resto da divião da casa. Evite também pendurar cortinas que cobrem quase a totalidade do vidro. Opte por cortinas não compactas, a menos que a privacidade do espaço seja um grande problema.

  • Corte as árvores 

Se você quiser aumentar a luz natural no interior da sua casa deverá cortar quaisquer árvores ou arbustos que, no exterior, ensombram as suas janelas ou impedem a luz de chegar até elas. Não coloque vasos grandes com plantas altas na soleira da sua janela, pois também elas poderão bloquear a luz.

  • Use decoração luminosa

As cores claras refletem toda a luz que está disponível transmitindo uma sensação geral de luz, enquanto que as cores escuras reduzem a luz no quarto, fazendo-o parcer mais sombrio do que ele realmente é. Por isso, se procura mais luminosidade no interior da sua casa, opt por pintar as suas paredes em cores nos tons de creme e branco. Para o revestimento do chão, escolha mosaicos ou madeira clara. Também a cor dos móveis transmite uma maior ou menor luminisidade na sua casa. Quanto mais claros, melhor, no entanto, aqui entra o bom gosto de cada pessoa, pois há quem goste de criar contrastes entre as várias cores e mesmo entre os móveis e as cores das paredes e dos pavimentos.

Sabemos que é difícil operar mudanças, como sejam a  pintura de uma parede, a cor de um pavimento ou de um móvel, no entanto há sempre fomas de minimizar a falta de luz. Por exemplo, "tapar" um pavimento escuro com um tapete claro ou cobrir um sofá escuro com uma manta em tons de creme.

Como conclusão, podermos afirmar que, a iluminação natural e artificial são dois elementos fundamentais na harmonia e beleza dos espaços interiores. Boas decorações!


Ver mais ideias interessantes:

  1. Marilia Ferreira disse:

    Ola, estou construindo minha casa mas surgiu um problema que não estou conseguindo solucionar pois a parede da minha sala ficou próxima ao muro (1m de distancia) e segundo a minha prefeitura eu nãoposso abrir uma janela devido a pouca distancia do muro.
    O que posso fazer para ter uma iluminação o mais natural possível nesse caso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up