Decoração de escadas

Escadas de interiores modernas e tradicionais

As tradicionais escadas maciças são cada vez mais evitadas pelas pessoas que procuram uma decoração moderna e/ou contemporânea. Mas há alternativas com design muito moderno que podem ter como objectivo destacar as escadas ou fazê-las passar despercebidas na casa. Tudo dependerá do que pretende com as mesmas. Veja abaixo alguns dos modelos e as suas vantagens e desvantagens.

Escadas tradicionais

As escadas tradicionais são aquelas mais largas que permitem transportar móveis e outros objectos maiores para os andares superiores. São as que se costumam colocar quando a parte de cima da casa é mesmo um outro andar e não simplesmente umas águas furtadas por exemplo.

Este tipo de escada não é o mais estético porque envolve uma perca de espaço muito grande e, ao mesmo tempo, uma diminuição grande na quantidade de luz que entra para a casa. Por outro lado, estas são as melhores em termos de segurança e as mais aconselhadas para famílias com idosos, pessoas de mobilidade reduzida ou crianças pequenas.

Escadas divididas por uma plataforma

Outro tipo de escada cada vez mais comum são aquelas que possuem uma plataforma a meio e fazem uma “curva” como as escadas dos prédios, basicamente. São semelhantes às escadas tradicionais mas têm a vantagem de ser mais estéticas e poderem ocupar um pouco menos espaço ou, pelo menos, ocupar o espaço de uma forma diferente.

Escadas em caracol

As escadas em caracol são as preferidas para quem não quer reduzir muito no espaço da casa. São excelentes para quando se quer fazer um aproveitamento do sótão ou se a casa tem pouco espaço para colocar uma escadaria normal. Mas, apesar de parecerem uma óptima escolha, é preciso ter em atenção que estas escadas têm desvantagens a nível da segurança para idosos e crianças. Por exemplo, é praticamente impossível transportar para o andar superior uma pessoa que esteja numa cadeira de rodas. E será muito complicado transportar móveis grandes.

Escadas transparentes

Por último, queria destacar que uma tendência muito actual são as escadas transparentes que permitem a entrada da luz sem “cortar” visualmente o espaço. Essas são sem dúvida a melhor escolha para casas modernas, além de que existem vários modelos, desde os mas tradicionais aos mais arrojados.

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Decoração de escadas

Na sua decoração de interiores não descure a decoração de escadas, pois esta é importante para a estética global da casa.


Deixe o seu comentário

Comentários (5)

  1. Olá! gostaria de saber quem é o fornecedor desta escada branca com uma espécie de ramos e galhos. Ela é fabricada em que material?

  2. Tenho uma escada forrada de mármore,com um corremão vermelho, a entrada da casa é de decorflex em tom de cinza muito claro, o que poderia fazer para mudar essa escada, redecorá-la?

  3. Gostaria de saber onde posso comprar essa escada caracol branca pintada com ramos ? Mt linda ! Adorei !!! Obg!

  4. Gostaria de receber como encontrar estas lindas escadas

  5. Como faço para orçar uma escada para interior?
    Obrigada