Cores na decoração

O impacto das cores na decoração

Índice
  1.  O impacto das cores na decoração
    1. As cores na decoração de interiores

 O impacto das cores na decoração

Como todos sabemos, as cores têm a capacidade de influênciar o nosso estado de espirito. Umas fazem-nos ficar bem dispostos, outras trazem-nos melancolia. Dado este impacto das cores nas nossas vidas, a sua correta escolha na decoração da casa que habitamos, torna-se, de certa forma, vital. Iremos falar sobre o impacto das cores na decoração, para que possa fazer as suas escolhas e tornar a sua casa num lugar mais apetecível para viver.



 O impacto das cores na decoração
Quarto decorado com cores quentes

As cores na decoração de interiores

  • O amarelo é a cor mais feliz do espectro. O amarelo combinado, numa decoração de interiores, com roxo, ou azul, funciona muito bem.
  • O branco é sempre puro e atraente, uma boa maneira de neutralizar os pensamentos confusos e uma decoração cheia. Combinações de branco sobre branco são sempre limpas e refrescantes (cinza-branco,  branco osso, branco sujo).
  • Creme significa branco com uma pitada de amarelo. É um calmante para a vista, mas também elegante. O marfim, ostra, magnólia, concha e baunilha, todos estes tons caiem dentro desta faixa de cor.
  •  Rosa brilhante é uma cor positiva, feliz, é um tom saturado com roxo e vermelho. É divertido e frívolo na decoração.
  • Azul é a cor mais fresca. Céu azul, tons de cinza pombo e branco puro, criam um retiro tranquilo para acalmar a alma, enviando uma mensagem de calma e serenidade.  O azul Azure pode ser brilhante e vibrante, bem como criar uma sensação de calma. Tons pálidos de azul contra o branco, castanho e cinza, são cores calmas e suaves para a decoração de quartos, wc, salas de estar. A sua sutileza e calma, permitem o relaxamento.
  • Vermelho é uma cor mais ativa do que passiva, estimulando em vez de relaxar. Cor da chama e da paixão, cor da energia, espírito,  vigor, sexualidade, amor e perigo. Ela sugere, tanto amor, como ódio. O vermelho rico é opulento e substancial, imponente e sedutor. Use-o, na decoração, com confiança em grande escala, ou como destaque óbvio para o glamour e brilho.
  • A cor laranja é uma exibicionista, a cor mais quente do espectro, ela pode ser uma cor intensa e desafiadora para a decoração de interiores, mas cuidado para os resultados não acabarem num carnaval. A mistura de laranja brilhante, com vermelhos vivos e amarelos, ou cor de vinho, combina bem com tom ameixa. Laranja e roxo formam uma equipa vivaz.
  • O Lilás funciona bem quando colocado contra um fundo branco, ao invés de madeira escura. Olhe para a cerâmica pesada, sólida e deixe de lado os padrões, principalmente florais.
  • Lavanda, esta cor é especialmente agradável em quartos e casas de banho, se se quiser criar um ambiente limpo e calmo. Todos os tons de lavanda e lilás ficam maravilhosamente elegantes em combinação com grupos de prata e cinza-verdes.
  • Verde, é profundamente relaxante, é uma cor central na decoração. Ligado à natureza e ao mar, esta pode ser a razão pela qual as pessoas gostam dela. As casas de banho na cor verde claro, usando sombras de maçã, ervilha, e Euphorbia, forte e sutil ao mesmo tempo, aquece as paredes e eleva o espírito. Uma gama reconfortante de cores. Na decoração de interiores combina com móveis de madeira pintada ou simples, em vez de estofados elaborados ou peças decoradas.
  • Tom ferrugem simboliza a exibição gloriosa das cores e tons de Outono. Na decoração, é um tom que resulta muito bem quando misturado com cor de vinho, ameixa, castanho e vermelho escuro, enquanto que os tons mais pálidos resultam com tons de amarelo claro.
  • A cor ameixa é uma cor sofisticada. Com uma estreita relação com a cor preta, ameixa é uma cor que absorve a luz. Para fazer a cor ameixa ter uma aspecto grandioso, de uma maneira formal vitoriana, misturá-la com cinza. O  verde-limão ácido, faz a cor ameixa ter um ar fresco e moderno. A cor ameixa, por si só, é muito mal-humorada, até dá mesmo um toque de melancolia.
  • A cor Borgonha é uma cor rica e sofisticada. É um tom de vermelho purpúreo associado ao vinho de Borgonha.
  • A cor prata é uma cor-chave para determinadas decorações de interiores.

Quer opte pela cor vermelha para o drama, pela cor roxa para paixão, ou pelo rosa para a emoção, lembre-se que se quiser criar determinado ambiente em sua casa, ou numa divisão da mesma, tem de ter em mente o impacto das cores na decoração. Em caso de dúvida não deixe de reler, em cima, a forma como as cores determinam decoração.


Ver mais ideias interessantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up